3.11.10

Política do Pão e Circo

  Dia? 31 de outubro. Principais acontecimentos no mundo? Halloween no hemisfério norte e eleições no hemisfério sul. Hoje, na parte de cima do mundo as pessoas celebram 'O Dia das Bruxas', na parte de baixo do mundo os brasileiros elegem uma. Se vocês, que me condenam por ter anulado sempre meus votos, parassem um pouco para pensar no quanto é redícula e vergonhosa a política no nosso país, entenderiam a minha indignação. Muitos não entendem e não admitem que eu vote nulo, para estes eu quero explicar o porque.
  A definição denotativa da palavra apolítico é o indivíduo que não tem nenhuma relação com a política, não segue, não acredita, não se posiciona, ou seja, não se declara político.
  Brasil! Um país famoso no mundo inteiro por ter as mulheres mais lindas, uma grande produção de cerveja, o melhor futebol e o carnaval. Sim, e daí? O que nós somos para o exterior? Parem para pensar: Bebida, mulheres e muita festa... São os princípios básicos de uma colônia de férias! Uma nação que permite a candidatura de palhaços, não pode dar certo! E o pior de tudo, é que as pessoas elegeram o Tiririca e elegem a todo momento pessoas deste nível. Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito duas vezes para governar nosso país. Antes de ser presidente ele era semianalfabeto, não tinha ensino superior nem ensino médio. Agora me digam: Como um 'zé ninguém' pode governar um país? Não estou dizendo que o governo dele foi ruim, só quero deixar claro que acho um absurdo ser permitida a candidatura de qualquer pessoa para cargos do governo. Até para trabalhar na Caixa ou no IBGE tem que fazer concurso público e alguns cargos exigem ensino superior.
  Para ser presidente de um país europeu você deve ter no mínimo uma formação acadêmica. Logicamente os candidatos à presidência procuram sempre fazer cursos e especializaçõs para se destacar entre os demais. Mas aqui no Brasil não é necessário. Afinal pra que estudar sobre como administrar um país em plena crise capitalista e democrática, com alta taxa de juros e inflação, com corrupção, desemprego, altos níveis de criminalidade, entre outras coisas, de 190 milhões de habitantes?
  "Sou deficiente físico, não tenho onde cair morto, por favor, votem em mim. Vou lutar pelos direitos dos deficientes físicos." Propaganda política na mídia brasileira é uma coisa deplorável. E isto não irá mudar a menos que as pessoas se conscientizem e saiam pelas ruas fazendo manifestações e reclamem pelos seus direitos de terem candidatos mais preparados para eleger. Até lá, fica a imagem que o exterior tanto gosta: um parque de recreação, um grande circo, uma piada política, um motivo de chacota.


William Minuzzi.